sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Volkswagen promete e entrega mais do mesmo!


10/08/2018
Por Gabriel Bonome

Desde 2016 ouvimos a Volkswagen alardear aos quatro cantos que uma “Nova Volkswagen” estava nascendo, promovendo assim uma ampla renovação em sua linha e se tornando competitiva em vários segmentos e finalmente entrando de cabeça no mercado emergente dos SUV, a montadora precisava desta ofensiva, seu catálogo estava antigo e defasado  o que culminou na sua queda para terceira posição no ranking do maior mercado automotivo da América Latina: Brasil! 

Pois bem! Prometeram e ... não entregaram! Ao menos no quesito design ... para ilustrar essa nossa critica voltaremos ao ano de 2016 quando o chefe de design da Volkswagen Klaus Bischoff admitiu a padronização dos carros da montadora, e a miscigenação dos modelos da marca: Hatch, SUV ... Sedãs, na mesma entrevista declarou que cada categoria teria identidade própria e que foi um erro seguir com identidade visual única. Dito isso imaginamos com entusiasmo que os próximos lançamentos do grupo seriam diferentes de tudo que a montadora já lançara no passado - modernidade, design fluido, materiais de qualidade – entretanto a promessa não se cumpriu e acabamos nos deparando com lançamentos que mais parecem um Facelift de outros modelos da marca. Pelo menos os lançamentos que já conhecemos até o momento: Polo e Virtus seguem a velha e já conhecida linha da montadora.

Polo: lançado em 2017 nos lembra um velho conhecido do brasileiro: Gol Bolinha! Isso mesmo o “Novo” Polo é mais do mesmo da Volkswagen e está muito próximo de ser um facelift do carro lançado lá atrás na década de 90 – estica aqui, vincos ali, lanternas novas, faróis novos – e assim nasceu o “Novo” Polo, a plataforma é nova é verdade, e o carro está recheado de tecnologia ... mas estamos aqui tratando do design! E abrindo um parênteses na entrega dos carros para o Latin Cap realizar os testes de segurança pois o grupo tem fama de entregar carros adulterados para testes e assim obter notas altas de desempenho – vide dieselgate – acredito que a entidade precisa explicar melhor a escolha dos testes patrocinados pelas montadoras. Voltando ao modelo em questão, se por fora o Polo decepciona os consumidores mais exigentes, por dentro encontramos mais decepções! O painel é tricolor simples e reto sem qualquer fluidez ou inovação (vide montadoras francesas), os materiais empregados são plásticos rígidos e passam q sensação de material simplório (talvez pela cor clara), os bancos na mesma linha são simples e não tem forma anatômico e lembram muito os Hatchs de categoria inferior. O Virtus segue a mesma linha, promete e não entrega! Por dentro é tudo que já descrevemos do Polo ... e o design exterior já conhecemos: Jetta com facelift!

Nos resta agora aguardar os próximos lançamentos para verificar se finalmente a montadora entregará aquilo que promete lá atrás em 2016! Ou quem sabe contratar a peso de ouro o chefe de design do grupo francês PSA para colocar a montadora finalmente no século XXI!

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