segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Toyota Etios

O Pequeno Polêmico

06/08/2018
Por Jeff. M.




Hoje vou escrever um pouco a respeito de um lançamento em meados de 2012/2013 de uma das marcas mais bem-conceituadas em nosso mercado e no mundo, o Toyota Etios.

Lembro bem dos rumores na mídia a respeito deste lançamento, um veículo que seria de um valor mais acessível àqueles que gostariam de ter um Toyota. Logo nos primeiros flagras e fotos divulgadas do modelo lançado na Índia como sendo de baixo custo, com materiais de baixa qualidade e etc, o que mais chamou atenção foi o design do carro. A Toyota possui fama de conservadora, mas em seu portfólio mundial podemos citar veículo extremamente futuristas e tecnológicos, logo, o Etios vinha a ser uma “decepção” para alguns possíveis consumidores devido ao seu design externo e interno com o painel central.




Pude ler muitas críticas a respeito do veículo em mídias e redes sociais, o que fez com que a Toyota se valesse do peso de sua marca. Começou então a percorrer em mídia a apresentação do Etios destacando sua dirigibilidade, motor e quase sempre acompanhado da frase, “É um Toyota”. 

Outro agravante é que na mesma época de seu lançamento, a Hyundai também apresentava seu modelo nacional que até hoje é sucesso de vendas, e, convenhamos, com um design bem mais atraente. O Etios partia de 29.990 a 44.990 na versão hatch.

Inicialmente o veículo teve vendas tímidas, mas a marca não desistiu do produto e chegou a ouvir em partes críticas de seus consumidores. Deu uma melhorada no interior do veículo com materiais de melhor qualidade e permaneceu em campanhas de divulgação e vendas.




Podemos dizer que o Etios poderia ter sido um fracasso, mas que devido a persistência e a força da marca, é um caso de sucesso, atualmente ele mantém as vendas na casa de 2 a 3 mil carros oscilando mês a mês. Nos resta aguardar por uma nova geração do compacto e torcer que seja inspirado em seus irmãos maiores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário